top of page
Foto do escritorHenrique Debski

CRÍTICA | Young Royals – 2ª Temporada (Idem, 2022)

A tensão de um xadrez social e político que ameaça o romance.



Texto originalmente publicado no Instagram em 07/12/2022, sem alterações.

 

Após o lançamento e sucesso da primeira temporada de “Young Royals”, no ano passado, já percebemos outras produções semelhantes neste ano vindas da Netflix, de atmosfera parecida. Dessa forma, o grande desafio dessa segunda temporada foi conseguir estar ao mesmo alto nível da anterior.

 

Tendo em vista que o encerramento da primeira temporada não deixou nenhum grande gancho para uma continuação, o caminho a ser seguido agora era imprevisível. E, para evitar cair na mesmice, gostei do caminho que os showrunners Lisa Ambjörn, Lars Beckung e Camilla Holter decidiram traçar, ameaçando o romance e focando em uma veia mais dramática, construindo um grande jogo de xadrez, repleto de minas terrestres.

 

O foco dessa vez foi a expansão da narrativa para além dos personagens de Wilhelm e Simon, que possuem arcos mais individuais, que exploram os sentimentos deles um para com o outro, e com as próprias vidas. No entanto, cada minuto foi preenchido com uma boa sensação de imprevisibilidade, em razão da fragilidade da relação entre eles, especialmente por parte de August, cujo antagonismo se fortaleceu ainda mais.

 

August, Sara e Felice tem mais espaço para aprofundar suas personalidades, ainda mais quando estão, mesmo que indiretamente, envolvidos em meio a política e ao xadrez da temporada. Fala-se muito em egoísmo, proteção pessoal, na figura das tradições e o conservadorismo da Família Real, que se refere, ao final de contas, ao mundo como um todo.

 

A verossimilhança dos acontecimentos, relações, e a complexa consistência dos personagens permanece e se aprofunda, e inclusive melhora aquilo que já havia se estabelecido na primeira temporada. A qualidade permanece alta, e o foco no drama tem sua importância, na medida em que a série deixa uma clara mensagem de que nada cai de mão beijada, e que devemos lutar por aquilo que queremos. Isso vale tanto para os protagonistas quanto para os antagonistas, na medida em que possuem objetivos para conquistar, e cada um lutará com as armas que tem, num campo onde cada passo em falso e dado por impulso pode levar a uma derrota. Então, que vença o mais sábio.

 

Avaliação: 4.5/5

 

Young Royals – 2ª Temporada (Idem, 2022)

Criação: Lisa Ambjörn, Lars Beckung e Camilla Holter

Gênero: Romance, Drama

Origem: Suécia

Duração: 6 episódios, com 40 minutos em média cada

Disponível: Netflix

 

Sinopse: O Príncipe Wilhelm entra no prestigioso colégio interno Hillerska e finalmente tem a chance de explorar sua verdadeira personalidade e descobrir o tipo de vida que quer levar. (Fonte: IMDB)


Link da publicação original: https://www.instagram.com/p/Cl3om8LPgYo/

3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page