top of page
Foto do escritorHenrique Debski

CRÍTICA | Segredos de um Escândalo, de Todd Haynes (May December, 2023)

Todd Haynes explora com sutileza os segredos por trás de um escândalo midiático, e traz à tona seus efeitos em um excelente duelo social.



A olhos nus, todo o início de “Segredos de um Escândalo” soa como algo simples e costumeiro. Uma atriz, prestes a fazer um filme, viaja para passar alguns dias com a versão real da pessoa que interpretará no cinema. Conversar e conhecer a rotina, forma de pensar, trejeitos e personalidade do retratado é comum ao ator que busca por veracidade em seu trabalho.

 

Durante todo o primeiro ato, o filme se dedica a introduzir seus personagens e a dinâmica familiar, sem se apressar na entrega das respostas que buscamos. Aparentemente, nada parece fora do lugar. Um casal pacato, feliz, com filhos. O que chama a atenção, no entanto, é o abismo na diferença de idade entre o homem e a mulher. É daí que vem todo o objeto da narrativa.

 

Não apenas preocupada em conhecer o objeto de seu trabalho, a atriz protagonista Elizabeth, vivida por Natalie Portman, deseja compreender a mente da personagem de Juliane Moore, Gracie. É assim que a narrativa, então, adentra em meio aos segredos de um escândalo midiático.

 

O ponto de vista é uma combinação mista da personalidade de Gracie com a visão daqueles que com ela convivem, somado ao olhar de fora estabelecido na figura de Elizabeth. Na superfície, para quem enxerga a família de fora, tudo parece bem. Mas de perto, a personalidade manipuladora de Gracie faz da vida de todos uma espécie de campo minado.

 

A direção de Todd Haynes é enfática em estabelecer a onipresença da figura de Juliane Moore na narrativa. Seja através de espelhamentos, no qual sua imagem se reflete em dois pontos de um mesmo plano; ou na forma como sua visão de mundo e vontades se sobrepõe a dos demais, sua influência está lotada em todo lugar para o qual Elizabeth olha, em uma experiência constante que quase beira o sufocamento.

 

E quanto mais se adentra naquele mundo contaminado pela manipulação de Gracie, mais a figura de Joe, vivido por Charles Melton, emerge. Seu ar contido, e de pouco sorriso reflete os mais de vinte anos preso em uma vida de casado que veio cedo demais, ao ponto de ser notável sua vontade em sair daquele marasmo, manifestada através da metáfora com as borboletas.

 

Assim, “Segredos de um Escândalo” é repleto de sutileza, na forma como o texto de Samy Burch e Alex Mechanik, e mais ainda a direção de Todd Haynes, conseguem explorar uma personalidade complexa com tamanha naturalidade, ao ponto de conseguir manipular até mesmo a nós espectadores, e a própria protagonista, sem que percebamos. Mais ainda, o jogo de transformação e conhecimento entre Portman e Moore se faz através de um excelente duelo em cena, preenchido com uma excelente química entre elas por detrás das câmeras.


Avaliação: 4.5/5


Segredos de um Escândalo (May December, 2023)

Direção: Todd Haynes

Roteiro: Samy Burch e Alex Mechanik

Gênero: Drama, Thriller

Origem: EUA

Duração: 117 minutos (1h57)

Disponível: Cinemas (via Diamond Films)


Sinopse: A atriz Elizabeth Berry viaja para conhecer e passar alguns dias com seu próximo papel no cinema, uma mulher chamada Gracie Atherton-Yoo, que 20 anos antes viveu um romance que causou um escândalo midiático e a sua prisão. 

(Fonte: Diamond Films - Adaptado)


9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page