top of page
Foto do escritorHenrique Debski

29º É TUDO VERDADE | Verissimo, de Angelo Defanti (Idem, 2024)

Com Verissimo, Angelo Defanti acompanha a personalidade reservada de Luis Fernando Veríssimo em uma oportunidade de conhece-lo em seu dia-a-dia.



Durante toda esta cobertura do 29º Festival É Tudo Verdade, tenho dito muito sobre o como é difícil falar sobre pessoas ou temas dos quais pouco conhecemos. Talvez a parte mais difícil disto, para nós, seres humanos, seja admitir o desconhecimento de algo, sobretudo nestes tempos em que todo o conhecimento está facilmente em nossas mãos. Mas ao menos para mim não é motivo de vergonha, e a graça da vida é viver e aprender.

 

Muito disso é justamente a temática de Verissimo, sobre chegar aos 80 anos em um mundo que muda (e evolui?) em uma velocidade cada vez mais difícil de acompanhar. Luis Fernando Verissimo, de quem pouco conheço a obra (li mais de seu pai, Erico), é um escritor reservado, de poucas palavras, com quem, durante noventa minutos, somos convidados a acompanhar sob o comando de Angelo Defanti, que não está interessado em contar os feitos de seu protagonista, mas sim mostra-lo quem é de verdade, em seu dia-a-dia, com o trabalho e a família.

 

Então estaremos ao seu lado em sua fisioterapia e “check-up” matinal, no café da manhã, no almoço com a esposa, na apresentação da escola de sua neta, durante o futebol na televisão do domingo à tarde, no lançamento de seu novo livro, em entrevistas para jornais e outros veículos, e sobretudo em seu escritório, de frente para o computador, enquanto escreve.

 

É diante dessas pequenas coisas, dos momentos rotineiros, que Defanti explora a figura que é Luis Fernando Verissimo. Ao invés de uma câmera no rosto, um fundo elegante e uma enxurrada de perguntas, cheio de outras pessoas falando de como Verissimo é importante, em entrevistas burocráticas, o diretor mostra a importância do biografado a partir daqueles que estão perto dele em sua rotina diária, e também o público, quando é parado para uma foto e/ou um autografo, e ouve de seus fãs o como sua literatura os ajudou ou influenciou de alguma forma.

 

Como alguém que repudia a vida embaixo dos holofotes, e sobretudo as falsas aparências geradas pela internet e redes socias, Verissimo não é só uma ótima definição sincera de quem é Luis Fernando Verissimo, mas também um retrato dos valores que o escritor gostaria de deixar para a posteridade. Mais do que apenas uma oportunidade de conhece-lo, é uma maneira de conviver um pouco com o autor, suas filosofias e modos de pensar, sobretudo naquele específico momento, em meados de 2016, quando completava seus oitenta anos de vida, e via um mundo cada vez mais transformado. É um filme que apenas o engrandece, para além da literatura, cujo nome, obra e legado falam por si só, mas especialmente como o ser humano atencioso que é.

 

Avaliação: 4/5

 

Verissimo (Idem, 2024)

Direção: Angelo Defanti

Roteiro: Angelo Defanti e Eduardo Aquino

Gênero: Documentário

Origem: Brasil

Duração: 90 minutos (1h30)

Assistido no 29º Festival É Tudo Verdade.

 

Sinopse: Um documentário observa Luis Fernando Verissimo enquanto Luis Fernando Verissimo observa o mundo ao seu redor se ouriçar com a chegada dos seus 80 anos. (Fonte: É Tudo Verdade)

11 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page